"Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... a vida é 'muito', para ser insignificante". Charles Chaplin.



sexta-feira, 13 de abril de 2018

II Encontro Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras com Deficiência aconteceu nessa terça (10) e quarta-feira (11)

O objetivo central do encontro foi dar continuidade ao trabalho do Coletivo Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras com Deficiência da CUT-SC – que procura encontrar alternativas para avançar nas políticas públicas e direitos sociais desses trabalhadores.

(Texto: Pricila Baade/CUT-SC)

Nessa terça (10) e quarta-feira (11) aconteceu o II Encontro Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras com Deficiência, promovido pela CUT-SC. O evento debateu sobre as políticas públicas, direitos e dificuldades dos trabalhadores com deficiência. O objetivo central do encontro foi dar continuidade ao trabalho do Coletivo Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras com Deficiência da CUT-SC – que procura encontrar alternativas para avançar nas políticas públicas e direitos sociais desses trabalhadores.
Nos dois dias o evento aconteceu na Escola Sul, em Florianópolis, e contou com diversas mesas de debate. Entre os palestrantes estava a Secretária de Políticas Sociais e Direitos Humanos da CUT Nacional, Jandira Alves, que fez uma avaliação da conjuntura atual no Brasil.
O Coordenador do Coletivo Nacional de Trabalhadores com Deficiência, Márcio Ranien, que trouxe informações sobre as cotas para os trabalhadores com deficiência no setor público.  Em seguida, a professora e assistente social Lucineide Orsolin e a assistente social do INSS Edivane de Jesus falaram sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
A Auditora Fiscal do Trabalho Luciana Xavier Sans de Carvalho também participou dos debates e apresentou os dados do Ministério do Trabalho dos Trabalhadores com deficiência e inclusão em Santa Catarina. A última mesa de abordou sobre a reabilitação de trabalhadores com deficiência, coordenada pelo Assessor da CUT Nacional Luiz Soares da Cruz.
Um dos encaminhamentos dados pelo coletivo foi organizar encontros em todas as regionais da CUT-SC para ampliar o debate sobre os trabalhadores com deficiência. Para a Secretária de Políticas Sociais da CUT-SC e coordenadora do coletivo, Elivane Secchi, o encontro teve um resultado muito positivo “O encontro foi de extrema importância e um momento de muito aprendizado. Foi também um grande passo para que o coletivo dos trabalhadores com deficiência em Santa Catarina possa progredir e avançar nas políticas públicas e direitos sociais desses trabalhadores”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário