"Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... a vida é 'muito', para ser insignificante". Charles Chaplin.



terça-feira, 9 de janeiro de 2018

CNTE: O resgate da democracia roubada - Que em 2018 possamos derrotar o golpe e os golpistas!

Como não podia ser diferente, o ano de 2018 começou com um duro golpe contra a educação básica pública brasileira: o único veto do presidente ilegítimo e golpista à proposta orçamentária encaminhada pelo Congresso Nacional deu-se justamente no aporte de uma verba complementar destinada ao FUNDEB, de R$ 1,5 bilhão de reais, para além do repasse mínimo de 10% de complementação da União.
Mas todas essas ações promovidas por este governo corrupto não arrefece o ânimo de lutas dos/as trabalhadores/as em educação brasileiros/as. Ao contrário, temos cada vez mais convicção de que este ano de 2018 será chave para a derrocada definitiva do golpe e do golpismo. E, assim, resgatarmos em definitivo a nossa democracia usurpada por essa quadrilha que assumiu o Palácio do Planalto.
No âmbito mais setorial do campo da educação pública, os/as trabalhadores/as em educação de todo o país, e todas as principais entidades educacionais, estão mobilizados para a realização das conferências populares estaduais e nacional de educação. O sucesso dessa empreitada já vem sendo notado, inclusive, no próprio MEC. A Conferência Nacional Popular de Educação - CONAPE, a ser realizada no mês de abril em Belo Horizonte, demonstrará a força da educação brasileira na luta contra este governo golpista. Mesma força que já foi demonstrada na derrota parcial que o governo teve quando não conseguiu aprovar, ainda, a Reforma da Previdência no Congresso. Os/as educadores/as tiveram também um papel fundamental nesse enfrentamento. E nesse ano será necessário redobrar as mobilizações contra mais esse nefasto projeto, até que enterremos definitivamente essa malfadada reforma.
Ainda no campo da educação, os/as trabalhadores/as terão como desafio, além da revisão do Piso de acordo com a carreira, derrotar a aplicação dos normativos e das diretrizes da nova Base Nacional Comum Curricular - BNCC no espaço das escolas, aprovada, nesse último mês de dezembro, e empurrada de cima para baixo sem a devida consulta às entidades do setor. O boicote à sua implementação deixará evidente a oposição que essa proposta de reforma curricular encontra na sociedade, por desconsiderar a realidade vivida nas escolas e todas as mudanças sociais que garantiram maior respeito e inclusão em nosso país. Por fim, não nos furtaremos em fazer o combate incisivo e sem trégua à Escola sem Partido e ao processo crescente de militarização das escolas no Brasil. Cada vez mais, precisamos de uma escola pública, laica, gratuita, de boa qualidade e socialmente referenciada!
Mas a principal vitória em 2018 será aquela que retomará a democracia brasileira roubada: a luta incessante por eleições livres e justas, com as garantias e direitos assegurados a todos os candidatos, expulsará essa quadrilha de Brasília. Só assim, será possível retomar uma agenda propositiva para a educação pública brasileira e para o próprio país. O resgate de nosso país passa pela derrota desses golpistas e de toda a sua agenda entreguista das riquezas do Brasil e de subtração de direitos dos trabalhadores e dos menos favorecidos. Em 2018, a vontade popular expressa pelo voto, usurpada pelo golpe de 2016, será novamente respeitada. E isso só será possível se mantivermos e ampliarmos nossas lutas. Esse é o desejo e objetivo dos/as trabalhadores/as em educação do Brasil! Que 2018 nos traga a esperança de volta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário