"Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... a vida é 'muito', para ser insignificante". Charles Chaplin.



segunda-feira, 13 de novembro de 2017

SINTE realiza IV Encontro Estadual Étnico-Racial

Os eventos na nova Sede Estadual do SINTE/SC foram abertos com o IV Encontro Estadual Étnico Racial. Este o ano o tema foi: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO NO COMBATE AOS PRECONCEITOS ÉTNICO-RACIAIS. O objetivo do encontro foi debater o papel da educação como espaço de combate aos preconceitos étnicos-raciais; Debater os desafios e as perspectivas para a educação indígena no atual cenário nacional, onde os direitos dos povos indígenas estão sofrendo inúmeros ataques; Debater o papel da educação para o empoderamento negro; traçar metas para o SINTE adotar no próximo período.
A mesa de abertura que falou sobre a importância do encontro, especialmente nesse momento em que o fascismo tem ressurgido com força em todo o mundo com a Professora Sandra Tolfo – Secretária de Políticas Sociais e de Gênero do SINTE/SC.  A manhã iniciou com apresentação cultural com a canção Ponto de Nanã, na sequência aconteceram as palestras Educação escolar indígena e educação não-indígena e a lei 11.645/08: desafios e perspectivas frente ao avanço da perseguição aos povos originários com Jussara Nunc-Nfôonro e Africanidade à Flor da Pele: A experiência da Escola de Educação Básica Governador Celso Ramos de Joaçaba/SC com as Professoras Josefina Boscia e Sinclair Biazotti.
A tarde iniciou com apresentação cultural do Coletivo Iyagbas de Florianópolis e seguiu apresentação do documentário de Ítalo Mongcoñann: Resistir vários Povos uma só luta, com debate posterior.
Sobre as Religiões de Matriz Africana a palestra foi da Profª Vanda Piñedo, do Movimento Negro Unificado e sobre as vivências e práticas dos temas da cultura Africana na escola, falou a professora Estela Maris Cardoso, Secretária Adjunta de Organização da Grande Florianópolis do SINTE. O encontro encerrou com a deliberação de encaminhamentos acerca das políticas étnicos-raciais da entidade.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário