"Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... a vida é 'muito', para ser insignificante". Charles Chaplin.



segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Escola Sindical da CUT comemora 30 anos e aponta desafios

“A formação é estratégica para barrar o desmonte de nossas conquistas”, aponta Bertotti

(Texto: Érica Aragão/CUT)

Nos próximos dias 29 e 30 de novembro, em Belo Horizonte, acontecerá o “Seminário de Comemoração dos 30 anos da Escola Sindical 7 de Outubro: Dilemas e Perspectivas da Formação Sindical”. O objetivo é fazer um debate em torno da formação sindical e o seu papel no atual cenário de crises, apontando dilemas e as perspectivas do Movimento Sindical, frente às novas configurações do mundo do trabalho.
“Vale lembrar que a fundação da Escola 7 – em 29 de agosto de 1987 – se deu através da mobilização da classe trabalhadora nacional e internacional, num cenário de grandes desafios como: altos níveis de desemprego, inflação alta, ataque aos sindicatos e aos movimentos sociais e com uma mídia comprometida com os interesses do capital. Um cenário que, em grande medida, se assemelha em muito ao que estamos vivenciando hoje”, explicou a Secretária Nacional de Formação da CUT, Rosane Bertotti.
Ao longo de três décadas, milhares de trabalhadores, dirigentes sindicais e lideranças populares, do campo e das cidades, passaram por cursos de formação sindical, seminários, encontros, projetos de qualificação profissional, alfabetização e elevação de escolaridade na Escola Sindical, e segundo Bertotti, amplia-se o desafio da formação sindical com a reestruturação produtiva do capital em sua nova fase, com Reforma Trabalhista e um governo que só tem compromisso com o patrão e retira todos os dias direitos historicamente conquistados. “Mais do que nunca, precisamos disputar a qualificação dos trabalhadores, concebendo a educação em sua integralidade: formação política para a vida, cidadania plena e formação profissional. A formação é o espaço estratégico de organização e mobilização da classe trabalhadora para barrar o desmonte de nossas conquistas”, complementou a dirigente.
O Coordenador-Geral da Escola Sindical, Adilson Pereira dos Santos, lembrou que esta foi a primeira Escola Sindical fundada pela Central Única dos Trabalhadores. “A Escola Sindical 7 de Outubro nasceu para contribuir com o fortalecimento do sindicalismo classista, democrático e de massas da CUT em Minas Gerais e no Brasil. É uma História construída pelo esforço de muitas mãos e de instituições do sindicalismo brasileiro e internacional, da academia e dos movimentos populares. Somos gratos a todos e todas que fizeram e fazem parte desta trajetória”, contou Adilson. “Nesta caminhada cheia de esperança, continuamos a nos inspirar no educador Paulo Freire, acreditando que se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”, complementou o coordenador.
Rosane Bertotti finaliza: “É nos espaços de formação que nos fortaleceremos para conquistar hegemonia política e enterrar de vez as velhas forças patrimonialistas, escravagistas, patriarcais, visando construir um país justo, pleno de igualdade social e a serviço de homens e mulheres que com seu trabalho produzem a riqueza no Brasil”.

“Seminário de Comemoração dos 30 anos da Escola Sindical 7 de Outubro: dilemas e perspectivas da Formação Sindical”
Data: 29 e 30 de novembro de 2017
Local: Rua Nascimento, 101, Barreiro de Cima, Belo Horizonte

Programação:

29/11
Abertura Política: Saudações dos convidados (das 10 às 11 horas)
  . Vagner Freitas – Presidente da CUT Brasil
  . Beatriz Cerqueira – Presidenta da CUT MG
  . Jasseir Alves Fernandes – Presidente da CUT ES
  . Marcelo Rodrigues – Presidente da CUT RJ
  . Movimentos Sociais
  . Parlamentares
  . Coordenação da Mesa: Adilson Pereira – Coordenador Geral da Escola Sindical 7 de Outubro

 Mesa 1: (das 11 às 13 horas)
Golpe de Estado no Brasil e seus impactos sobre o mundo do trabalho

- Expositores:
. Roberto Véras de Oliveira –  Professor Universidade Federal da Paraíba (UFPB),pesquisador sobre temas como sindicalismo e contestação social, relações de trabalho, qualificação profissional, políticas públicas de trabalho, emprego e renda, economia solidária, diálogo social, cidadania, entre outros.
. Luiz Soares Dulci – Vice-Presidente do Partido dos Trabalhadores e integrante da primeira coordenação da Escola Sindical 7 de Outubro.
- Coordenação da Mesa: Beatriz Cerqueira – Presidenta da CUT MG e Marcelo Rodrigues – Presidente da CUT RJ

Mesa 2: (das 14 às 17 horas)
O cenário mundial, as novas tecnologias e configurações das relações de trabalho: oportunidades e perspectivas para o movimento sindical
- Participação:
. Giuseppe Farina – Representante do ISCOS (Instituto Sindical de Cooperação para o Desenvolvimento)
. Franco Patrignani – INAS (Instituto Nacional de Assistência Social) CISL (Confederação Italiana de Sindicato de Trabalhadores)
. Ariovaldo de Camargo – Secretaria  de Relações Internacionais da CUT
. Renato Dagnino – GAPI/UFMG 
. Regina Coeli Moreira Camargos –  Economista do DIEESE e professora da Escola DIEESE de Ciências do Trabalho.
- Coordenação da Mesa: Jasseir Alves Fernandes – Presidente da CUT/ES

30/11:
- Mesa 3: (das 9 às 12h30)
A formação Sindical da CUT e o mundo trabalho: pensando novos caminhos
- Expositoras:
. Rosane Bertotti – Secretária Nacional de Formação da CUT Brasil
. Daisy Cunha – Professora da FAE/ UFMG
- Coordenação da Mesa: Vandercy Soares Neto – Coordenador de Formação da Escola Sindical 7 de Outubro

Tarde
• Mesa 4: (das 14 às 15h30)
A articulação da Formação Sindical na Região de abrangência da Escola Sindical 7 de Outubro
- Apresentação:
. Adilson, Coordenador Geral da Escola 7 de Outubro
. Sérgio Gianetto – Secretário de formação da CUT RJ
. Gilmar de Souza Pinto – Secretário de Formação da CUT MG
. Eloisa Beatriz do Rosário de Abreu – Secretária de formação da CUT ES
. José Eustáquio de Brito – Vice-reitor da UEMG
- Coordenação da Mesa: Fernando Antônio Pereira Cançado – Coordenador Administrativo-Financeiro da Escola Sindical 7 de Outubro
- Encaminhamentos
- Encerramento (18 horas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário