"Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... a vida é 'muito', para ser insignificante". Charles Chaplin.



terça-feira, 12 de setembro de 2017

Educadores debatem papel estratégico da formação de lideranças

O Secretário de Formação Política e Sindical do SINTE/SC, Evandro Accadrolli. participa do encontro.

O Coletivo de Formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação/CNTE se reuniu na tarde desta segunda-feira (11), no Hotel Nacional, em Brasília/DF, com o objetivo de participar da mesa de debate “A importância da formação de lideranças como estratégia para enfrentar a conjuntura”, conduzida por Rosane Bertotti, secretária nacional da área na Central Única dos Trabalhadores/CUT, e acompanhar a apresentação sobre o programa nacional de formação da instituição.
A convidada fez a retrospectiva dos 34 anos de atuação da CUT, das relações com os sindicatos, movimentos sociais e articulação com o mundo trabalho. Analisou, ainda, o cenário político brasileiro, que envolve o golpe, estruturado a partir da corrupção no Congresso Nacional, parcialidade do Judiciário e o comprometimento da mídia. “Não podemos olhar o papel da formação sem olharmos onde estamos, quem somos e quem fomos. É preciso fazer a leitura da realidade”, relembra Bertotti.
A mediadora convidou o grupo a refletir sobre os desafios de formar sujeitos para a transformação social, levando-se em consideração a Educação, com a capacidade de despertar o espírito revolucionário, apontar a construção de lideranças e semear esperança e utopia. “A formação deve estar sempre ligada à ação e à estratégia, mudar a vida das pessoas”, relembra Bertotti, que conversou com os educadores, também, sobre os princípios de formação, como a democracia, a integralidade do ser humano, a inclusão das dimensões política, ideológica e técnica, sem perder de vista as especificidades de cada região, e as perspectivas do financiamento e investimento.
Na segunda parte dos trabalhos, Sueli Veiga, secretária adjunta de formação da CUT e vice-presidente do Fetems, filiada à CNTE, partilhou a política nacional de formação da Central Única dos Trabalhadores. “As ações se organizam em rede e se efetivam por meio de programas”, explica Veiga. Dentre as iniciativas desenvolvidas estão os cursos de Organização de Representação Sindical de Base, Gestão Sindical, Concepção, Estrutura e Prática Sindical, Formação de Formadores, Desenvolvimento, Políticas Públicas, Direitos Humanos e Ação Regional, entre outros.
A reunião do Coletivo, coordenada pela secretária da área, Marta Vanelli, encerra hoje (12), com as apresentações das propostas de planejamento da Secretaria de Formação da CNTE, da nova Plataforma Virtual e de formação das afiliadas.
 
  
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário