"Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... a vida é 'muito', para ser insignificante". Charles Chaplin.



quarta-feira, 12 de julho de 2017

SINTE/SC: Nota de Repúdio ao autoritarismo nas escolas

O SINTE/SC vem a público repudiar diversas atitudes autoritárias que estão ocorrendo, por parte do governo do Estado, através da SED e seus Gerentes Regionais e Diretores/as nas escolas. A falta de diálogo com a categoria, e até mesmo com os estudantes, por parte desses agentes públicos, está constantemente sendo denunciada ao SINTE, sobre situações de assédio moral, agressões verbais, intimidação e processos administrativos arbitrários.
Entre tantos, citamos o caso da Regional Criciúma, onde dois professores estão sofrendo processo administrativo, sob sindicância, pela Gerência de Educação, por se negarem a preencher o Diário on-line, pois a escola não oferece a mínima condição para que os profissionais realizem este trabalho, visto que a política do NTE – Núcleo de Tecnologias Educacionais - tem inviabilizado a utilização, na já precária estrutura, do sistema de informação e internet da escola. O SINTE/SC não concorda que os/as trabalhadores/as tenham que usar equipamentos e internet pessoais, para utilizar o sistema, e a atitude autoritária de punir esses profissionais se configura em perseguição e assédio moral.
Outro caso grave que recebemos denúncia foi de uma escola em Curitibanos. Segundo relatos, a diretora da unidade escolar constantemente hostiliza, intimida e agride verbalmente os/as professores, funcionários/as e estudantes. Inclusive, um professor, com necessidades especiais, foi vítima de seus ataques. Se não bastasse a total falta de respeito com os/as trabalhadores/as, na denúncia, há relatos de revista vexatória a alunas, que ficaram apenas de “calcinha”, para sanar as dúvidas da referida diretora. Foram tantos os ataques, que alguns profissionais precisaram procurar ajuda psicológica (com laudo), para continuar trabalhando na mesma escola.
Em Taió, o Gerente Regional não respeitou o calendário aprovado pelos Conselhos Deliberativos das Unidades Escolares, que teve de ser alterado, devido às cheias da região, fazendo com que alunos/as e professores/as tenham seus recessos interrompidos, devido ao autoritarismo de suas ações, impondo a sua vontade, frente à da comunidade escolar, repetindo, com isso, a forma de trabalho de seus superiores no governo, demonstrando que a gestão democrática de competência da APP, Conselhos, Grêmios e Direções não é respeitada e sequer atendida em algum encaminhamento, e só existem nas propagandas do governo.
O SINTE/SC vai continuar denunciando e informando a população catarinense sobre a forma autoritária e impositiva que o governo Colombo, através de seu Secretário Eduardo Deschamps, e seus apadrinhados políticos que atuam nas ADRs vêm tratando a comunidade escolar e os profissionais da educação. Solicitamos às Regionais do SINTE e Unidades Escolares que não se calem, e continuem a luta, repassando tais informações ao Sindicato, pois estes casos vêm se multiplicando pelo Estado, e temos conhecimento que todas essas denúncias já foram encaminhadas às GEREDs e até mesmo à SED, e nada foi feito.

DIRETORIA EXECUTIVA SINTE/SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário