"Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... a vida é 'muito', para ser insignificante". Charles Chaplin.



quarta-feira, 19 de julho de 2017

O faz de conta do curso: Roubaram nosso recesso

O SINTE/SC vem, por meio desta, manifestar-se sobre o recesso do mês de julho para os trabalhadores/as em educação da rede pública estadual. Por isso, defendemos que:
1 – A formação continuada seja permanente e de qualidade para todos os trabalhadores/as em educação;
2 – A formação respeite a realidade e a necessidade dos trabalhadores/as em educação de cada unidade escolar;
3 – Os encontros ocorram durante o horário de trabalho;
4 – O recesso escolar em julho seja de duas semanas para estudantes e todos os trabalhadores em educação;
5 – O SINTE/SC participe da discussão e do planejamento destas atividades;
6 – O Estado ofereça diversos temas de cursos para que o/a trabalhador/a possa optar segundo sua formação;
O SINTE/SC entrou em contato com a Diretoria de Gestão de Pessoas da SED, onde foram feitas várias alterações a respeito do curso de formação continuada proposto por ela, que foram acatadas, devido à intervenção da executiva do Sindicato. Entre as quais, está que o/a professor/a poderá participar do curso compatível com a sua carga horária, e optar pelos dias e assuntos de seu interesse. O/a professor/a participará nos dias e horários de suas aulas, ou em dias de sua escolha. Portanto, aquele/a que executa outra atividade, além da escola, não ficou prejudicado/a.
Entendemos que, da maneira com que o curso foi planejado e implementado, através de videoconferência, não contempla, na forma e no conteúdo qualitativo, as necessidades escolares locais, pois a educação na rede estadual tem demandas específicas. Além de não estimular a participação, a reflexão é uma forma bastante cansativa para os/as trabalhadores/as cursistas.
O SINTE/SC avalia que, desta forma, com que foi encaminhado e executado, esse curso de formação pela SED, durante o recesso escolar, desconectado da realidade escolar, vem como uma forma de punição à categoria, que está cansada pela sua jornada extenuante de trabalho. Sem contar com o autoritarismo do governo, imposto por meio de suas Gerências Regionais de Educação, da falta de gestão democrática nas escolas, que vem impondo a sua vontade, não respeitando o diálogo e a demanda de toda comunidade escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário