"Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... a vida é 'muito', para ser insignificante". Charles Chaplin.



terça-feira, 7 de março de 2017

SINTE/SC: Trapalhada da SED prejudica as escolas

O pior início de ano letivo dos últimos tempos foi o de 2017. A SED promoveu várias mudanças na vida funcional dos trabalhadores, o que está causando muitas confusões, dentro das escolas. Elas estão atingindo tanto os professores/as efetivos/as, quanto aos ACTs.
Essas mudanças foram encaminhadas pelas Gereds, de forma diferente, em cada região, gerando, assim, desorganização generalizada e prejuízo à categoria. Infelizmente, a escolha de aulas dos efetivos, a partir do concurso de cada professor, gerou muita contradição, pois as escolas estavam organizadas pela formação do quadro dos profissionais. Dessa forma, cada professor/a trabalhava, dentro de suas habilitações e afinidades. Porém, a partir desta orientação e inflexão das gerências e SED, diante da realidade das escolas, as mudanças causaram aflição e insegurança aos profissionais, e grande dificuldade, na organização da escola e na vida dos alunos.
Na escolha de aulas pelos ACTs, seguiram estas mesmas dificuldades, com um pouco mais de problemas, pois os critérios previstos no edital eram interpretados de forma diferente, dia após dia, vagas que não eram enviadas à escolha, alterações de carga horária fugindo às regras do edital, professores/as impedidos/as de algumas ações, e outros na mesma situação. Isso tudo causou bandalheira, que deixava a grande maioria com medo de não escolher sua vaga e sem o devido pagamento. Os critérios, além de pouco transparentes, em cada região, eram executados de forma diferente.
Assim, viemos manifestar nossa posição contrária à maneira que vêm ocorrendo estas ações propostas pela Secretaria Estadual de Educação, pela falta de diálogo com o Sindicato, quando as proposições do SINTE são literalmente desconsideradas, e, assim, se transformam em um monólogo, onde nossas reivindicações são apenas ouvidas e não atendidas, após as oitivas, a SED encaminha da forma que quer. Não há uma verdadeira resolução dos problemas da categoria, ela atende apenas casos isolados, não melhorando a vida dos envolvidos, seja professores, alunos, ou escola, até mesmo da organização da SED e GEREDs.

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