"Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... a vida é 'muito', para ser insignificante". Charles Chaplin.



sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

SINTE/SC participa de Audiência Pública contra fechamento de escolas em Joinville


O SINTE/SC, representado pelo professor Luiz Carlos Vieira (Secretário de Assuntos Educacionais e Culturais), esteve presente, na segunda, dia 28/11/2016, na Audiência Pública sobre o fechamento de escolas públicas em Santa Catarina, na Câmara Municipal de Joinville. A audiência foi solicitada pelo vereador Adilson Mariano (PSOL), e presidida pela deputada estadual Luciane Carminatti. O evento contou com a participação de representantes do SINTE Regional, da União Joinvilense de Estudantes, da Gerência Regional de Educação, pais de alunos matriculados e professores. A Secretaria de Estado da Educação não enviou representantes.
O SINTE Regional de Joinville denunciou que várias escolas do município serão afetadas com as medidas, entre elas, a EEB Elpídio Barbosa e a Escola Guilherme Zuege e ainda outras 16 escolas, que estão em risco de fechamento do período noturno. A Gerente Regional de Educação, Olizilma Busmann Witt, declarou desconhecer a informação, “O que aconteceu foi o reordenamento”. Porém, segundo o POE, Programa de Organização Escolar, lançado pela SED, as escolas que possuem menos que 125 estudantes matriculados no período noturno serão fechadas.
Depois da manifestação das entidades e diversos pais e alunos, foram apresentadas várias propostas e aprovados alguns encaminhamentos:  1) Articular uma audiência com a SED; 2) Buscar apoio e fazer a denúncia no MP em Joinville; 3) Realizar ampla divulgação de matrículas nas comunidades próximas às unidades escolares que serão afetadas.
O SINTE/SC continua acompanhando e apoiando a luta da comunidade escolar, especialmente de Joinville, para que seja garantida a matrícula aos estudantes, e que as escolas continuem funcionando em todos os turnos, garantindo o acesso de todos a uma educação pública, gratuita e de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário