"Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... a vida é 'muito', para ser insignificante". Charles Chaplin.



terça-feira, 4 de outubro de 2016

Profissionais da educação unidos na campanha mundial contra o câncer de mama

Para estimular a detecção precoce da doença e conscientizar a população, começa, neste mês, a campanha Outubro Rosa. Neste ano, a ação tem como tema "Câncer de mama: vamos falar sobre isso?".
A CNTE reconhece a importância da campanha e encoraja todas as mulheres, em especial as trabalhadoras em educação, para realizarem seus exames regularmente, pois quanto mais cedo é feito o diagnóstico há mais chances de tratamento e cura. A Confederação convoca, ainda, todas as suas entidades filiadas a divulgar a iniciativa.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres. Depois do câncer de pele não melanoma, responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano.
A campanha reforça a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas. As ações de conscientização visam disseminar o maior volume possível de informações sobre acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade.

Sintomas
Durante o autoexame, é possível verificar se há indício de alguns dos sintomas, como presença de caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); e pequenos nódulos localizados embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço.

Outubro Rosa
O movimento popular Outubro Rosa é internacional, começou na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. Anualmente, várias atividades são realizadas com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário