"Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... a vida é 'muito', para ser insignificante". Charles Chaplin.



sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Estudantes de São Lourenço do Oeste fazem a primeira ocupação de escola estadual em Santa Catarina

Centenas de estudantes de São Lourenço do Oeste fazem a primeira ocupação de escola pública estadual, em Santa Catarina. A gestão compartilhada, que reúne a Escola de Educação Básica Soror Angélica, a Escola Básica Municipal Irmã Cecília e o CEJA, foi ocupada pelos estudantes, quarta-feira passada (19/10), no final da tarde.
Só a Escola de Educação Básica Soror Angélica conta com cerca de 600 estudantes, sendo que, até agora, 450 estudantes apresentaram autorização dos pais, para participarem da ocupação pacífica. Conforme os estudantes, a mobilização teve início, há duas semanas, quando eles mantiveram contato com estudantes e professores do Estado do Paraná, onde centenas de unidades escolas permanecem ocupadas.
Em Santa Catarina, os estudantes de São Lourenço do Oeste são os primeiros a tomarem a iniciativa, conscientes de que participam do grande momento, no Brasil, contra a Medida Provisória 746, que trata da reforma do Ensino Médio, contra a “Lei da Mordaça” (“Escola sem Partido”), contra a PEC 241/2016, que retira direitos conquistados pelos trabalhadores. O objetivo da ocupação da Escola de Educação Básica Soror Angélica, da Escola Básica Municipal Irmã Cecília e do CEJA, argumentam os estudantes mobilizados, é justamente fortalecer a luta das Centrais Sindicais e todos os Movimentos Sociais do País, que defendem os direitos dos trabalhadores, por uma educação pública de qualidade.
A Secretária Adjunta da Macrorregional Oeste do SINTE/SC, Fabiana Foletto, esteve na Escola de Educação Básica Soror Angélica, para manifestar apoio aos estudantes, que resistem às provocações e ameaças recebidas, no portão da unidade escolar. Também, a Coordenadora Regional do SINTE de São Lourenço do Oeste, Sonia Dal Piva, esteve na EEB Soror Angélica, enquanto o Secretário de Imprensa e Divulgação do SINTE/SC, Carlos Figueiredo, acompanhou as lideranças e um representante dos estudantes, numa entrevista de rádio local.
 
 
 
 
 
 
 

17 comentários:

  1. mal chega a 30 em uma foto! Como vai ter 450 autorizações? É uma minoria que está atrapalhando o direito dos outros. 450 é o que eles dizem...

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Não tem meia duzia lá,estão distorcendo informações , além de não ter 450 alunos lá os resto dos alunos (dos 600 alunos ) querem aula de volta e não tem apoio dos professores,que estão apoiando a ocupação( boa parte ).Como um professor já formado com anos de trabalho nao percebe que uma ocupação não é a melhor forma de protestar? Estou com vergonha de dizer que estudo nesta escola!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sugira uma melhor forma de protestar por seus direitos que estão sendo tirados de você. criticar É mais fácil do que tomar iniciativa e lutar pelo direito de todos

      Excluir
    2. A grande maioria apoiaria as manifestações, a grande parte n esta feliz com a pec e a mp, mas fechar a escola, sendo a unica da região oeste com certeza n é a melhor forma, ao invés deles trazerem gente e alunos pro lado deles para causa eles fizeram todos se voltarem contra, ao invés de unir quem quer se manifestar só serviu pra afastar aquela minoria radical e colocar todos contra todos.

      Excluir
    3. todo mundo para os caras la de cima serão obrigado a fazer alguma coisa, se poucos param por vez isso vai demorar mais tempo para quem sabe atingir o mesmo objetivo, então nem sei o que dizer mais... estamos trabalhando com documentos que estao sendo emendado e nao temos nada que regularize o ensino as PPPs a DCN e as DCE não fornecem suporte ao professor e muito menos ao aluno porque o que se tem la É apenas uma utopia do ensino. E eu duvido você achar algum professor que apoie o que esta acontecendo com os direitos deles

      Excluir
  4. Ta explicado dava pra ver que tinha que ter um dedo podre por tras de tudo isso veja só quem esta por tras na foto das duas senhoras....uma trabalha na Rui Barbosa que e a outra escola de São Lourenço do Oeste, que não teve nada.....que vergonha se esconder por tras dos alunos.....

    ResponderExcluir
  5. O pior são essas mulheres que não tem nada a ver com a escola e estão ali apenas para aparecer

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Alguém me explica como que faz para transformar 30 alunos em uma centena?

    ResponderExcluir
  8. Cetena porra nenhuma, nem 30 alunos tão fazendo isso, e tirando o direito de quem quer estudar, palhaçada isso ae

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. direito de estudar, mas estão lutando por uma causa maior que a maioria que esta por fora ou não vai ser prejudicada não esta nem ai. E ali esta falando que estão autorizados e não que estão no ambiente, se você não sabe ler as informações, precisa prestar mais atenção as aulas

      Excluir
    2. Estão autorizados pelos próprios pais, e isso n dá direito deles impedirem os outros de estudar, vai ter mto pai tendo problema por autorizar os filhos e n saber oq estão fazendo la dentro, tanto q o promotor de São Lourenço do Oeste ja acionou o juiz, e ja estão tratando para a retomada de posse, eu estudo a minha vida inteira nessa escola, e pode ter certeza q nessa matéria são usados mtos números ilusórios e q n correspondem com a vdd de quem esta aqui vendo tudo de perto e sendo prejudicado.

      Excluir
  9. Quantos equívocos pra uma matéria só...Falam como se a maioria fizesse parte desta palhaçada!Nossa escola está sendo ocupada por desocupados, sendo que os que lutam por educação não se dão o luxo de nos deixar entrar na escola para ESTUDAR!

    ResponderExcluir
  10. Ridículo. Eu sinceramente, após a eleição em nosso município, pensei que o germe da esquerda ignorante tivesse sido vencido em nossa cidade. Agora percebo que ainda temos muitas pessoas pessoas que precisam de estudo e conhecimento. Patético como muitos se juntam a um movimento falido e que nem mesmo sabe contra o que protesta. A prova cabal de que o movimento se contradiz é a ridícula faixa, quando a pec 241 pretende reduzir os gastos públicos em todos os setores do país, EXCETO a educação, a saúde e a segurança pública. Em tempo, para conscientizar: http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=1468431&filename=PEC241/2016

    ResponderExcluir
  11. Não tem meia duzia lá,estão distorcendo informações , além de não ter 450 alunos lá os resto dos alunos (dos 600 alunos ) querem aula de volta e não tem apoio dos professores,que estão apoiando a ocupação( boa parte ).Como um professor já formado com anos de trabalho nao percebe que uma ocupação não é a melhor forma de protestar? Estou com vergonha de dizer que estudo nesta escola!

    ResponderExcluir
  12. O que o GPS do PT falou?
    Vire a esquerda

    ResponderExcluir