"Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... a vida é 'muito', para ser insignificante". Charles Chaplin.



quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Elivane Secchi participa do Encontro Regional de Políticas Sociais e Direitos Humanos em Minas Gerais

A Coordenadora Regional do SINTE de Palmitos e Secretária de Políticas Sociais da CUT-SC, professora Elivane Secchi, está em Mariana (MG), onde participa do Encontro Regional de Políticas Sociais e Direitos Humanos. O importante evento teve início hoje (20/10) pela manhã, e encerra ao meio-dia de sábado, dia 22.
A abertura contou com a participação de Beatriz Cerqueira (Bia) - Presidenta da CUT Minas Gerais; Jandyra Uehara - Secretária Nacional de Políticas Sociais e Direitos Humanos; Neuza Secretária Estadual de Políticas Sociais e Direitos Humanos de MG; Valter Luiz - Coordenação do Coletivo Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras com Deficiência; e Jana Silverman, representante do Solidarity Center da AFL-CIO.
O Encontro seguiu, com debate sobre “Violação dos Direitos Humanos e o Crime de Mariana”, com Beatriz Cerqueira (Bia), Presidenta da CUT Minas Gerais, e Thiago Alves, do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).
A programação da tarde de hoje é a seguinte:
13h30 - “Organização dos Trabalhadores e Trabalhadoras com Deficiência em nível Internacional e no Brasil”, com Jana Silverman (Solidarity Center da AFL-CIO) e Anaildes Campos Sena (Coordenadora do Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras com Deficiência.
14h30 - “Os Conselhos de Direito, enquanto instrumento de controle social, na perspectiva dos trabalhadores e os Programas de Formação da CUT Nacional”, com Jandyra Uehara, Secretária Nacional de Políticas Sociais e Direitos Humanos; e Sueli Veiga Melo, Secretária Nacional de Formação.
15h45 - “Apresentação de banco de dados: Acompanhamento do Cumprimento das Cotas para Pessoas com Deficiência, a Associação Brasileira de Emprego Apoiado – ABEA”, e Exposição sobre a pesquisa com Secretários e Secretárias, com a participação de Lucio Monteiro - DIEESE – MG, Luiz Soares - Assessoria da Secretaria Nacional de Políticas Sociais e Direitos Humanos, e Anaildes Campos Sena (Representante da CUT na ABEA).
16h45 Apresentação e lançamento da edição atual da “Cartilha: Direito é Bom: Nós Gostamos e lutamos por ele”, com Jandyra; Anaildes; Valter e Luiz.
Programação de amanhã (21/10):
9 horas - Apresentação do Planejamento da Secretaria Nacional de Políticas Sociais  e Direitos Humanos para a gestão 2016-2019, com Jandyra Uehara - Secretária Nacional de Políticas Sociais e Direitos Humanos.
9h30 - Direitos Humanos e Cultura como política transversal da CUT, com 
José Celestino Lourenço (Tino) – Secretário de Cultura.
10h15 - Trabalho em grupo, pontos para discussão:
Balanço da organização em nível regional e estadual
Organização dos Coletivos nos Estados
Formação de coletivos nos Sindicatos
Ações prioritárias, propostas e moções
Planejamento de ações articuladas em datas significativas para as Políticas Sociais e Direitos Humanos
Escolha de delegados e delegadas por Estado para eleição do Coletivo Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras com Deficiência e participação no Encontro Nacional de Políticas Sociais e Direitos Humanos
13h30 - Conclusão dos trabalhos em grupo.
14 horas - Criminalização dos Movimentos Sociais e Direitos Humanos, com Julio Turra – Diretor Executivo Nacional.
14h30 - Preparativos para visita a Mariana.
16 horas - Saída para visita a Mariana.

Programação de sábado (22/10):
9 horas -  Plenária, com apresentação dos trabalhos em grupo e votação de propostas e moções.

12 horas -   Encerramento.
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário