"Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... a vida é 'muito', para ser insignificante". Charles Chaplin.



terça-feira, 23 de setembro de 2014

Parcela do reajuste de 4,5% deve sair em setembro para o magistério

Está programado para a folha de setembro, o pagamento da última parcela do reajuste concedido ao magistério catarinense, no valor de 4,5%. O reajuste total de 8,50%, que será aplicado aos trabalhadores em educação do 7 A ao 12 G, conforme tabela do plano de carreira, foi conseguido, após muita pressão do SINTE/SC, e o Estado ainda dividiu em três parcelas, de acordo com a PCL/00193/2014. Devemos lembrar que o governo de SC não reconhece o Piso na Carreira, e, em janeiro de 2014, aplicou o percentual do mesmo definido pelo MEC de 8,32%, apenas para os profissionais que ganhavam abaixo de R$1.697,57, ou seja, os trabalhadores/as que se encontram nos níveis e referências do 1 A ao 6 G, de acordo com tabela salarial abaixo, em parcela única. São eles, em sua grande maioria, efetivos (aposentados, com Magistério (ensino médio) ou Licenciatura Curta) e ACTs. O SINTE/SC destaca que o reajuste de 4,5% é calculado com referência no mês de dezembro de 2013, e ressalta que a valorização do profissional da educação passa pela aplicação correta da lei do Piso, ou seja, com reajuste anual, na data base prevista, para todos e na carreira, o que não é prática do Governo Colombo. Sendo assim, pedimos aos educadores/as catarinenses que verifiquem seus níveis e referências salariais na tabela, e na chegada de seus vencimentos, confiram se receberam o reajuste.

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Hoje é dia de panfletagem em todas as Regionais do SINTE/SC: #BASTACOLOMBOEBAUER

Conforme decidido pelos Conselheiros e Executiva na última reunião do Conselho Deliberativo do SINTE/SC em Blumenau, hoje, dia 17 de setembro, é a data de uma grande panfletagem que deve acontecer por todo o Estado.
As coordenações Regionais do SINTE estarão durante todo o dia de hoje distribuindo um material impresso aos trabalhadores/as em educação, pais, alunos e sociedade em geral, sobre o que realmente foi feito pela educação nas mãos de Bauer (quando Secretário de Educação) e Colombo.
A ação é uma continuação da campanha BASTA COLOMBO, que também ganha força pelo NÃO ao candidato Paulo Bauer. O slogan é O VOTO DA EDUCAÇÃO VALE MUITO, como forma de conscientizar a categoria a não votar no atual modelo de política imposta a educação catarinense.
Vale ressaltar que essa atividade só pode ser divulgada agora para que nosso material não fosse apreendido, isto porque, o TRE ordenou a retirada de outdoors veiculados em regionais, denunciando o descaso com o magistério.

Veja o material:

terça-feira, 16 de setembro de 2014

SINTE/SC entrega carta compromisso aos candidatos/as

 
 
O SINTE/SC entregou, ontem pela manhã (15/09), a Carta Compromisso com as reivindicações do magistério catarinense aos/às candidatos/as ao Governo do Estado. Apesar do convite ter sido enviado a todos/as, apenas três compareceram: Janaína Deitos – PPL, Claudio Vignatti – PT e Gilmar Salgado – PSTU. A entrega aconteceu às 10 horas, no auditório do Hotel Cecomtur, em Florianópolis, e contou com a presença da Diretoria Executiva do SINTE/SC, Centrais Sindicais, Sindicatos, candidatos, assessorias e imprensa.
Veja a Carta entregue aos candidatos:
 
 

domingo, 7 de setembro de 2014

Estadual do SINTE/SC informa sobre devolução do Imposto Sindical 2014

Embora o SINTE/SC seja contrário ao Imposto Sindical, os trabalhadores em educação, nos últimos anos, têm sofrido o referido desconto, na folha de pagamento. No entanto, para que o Sindicato recebesse os 60% destinados à entidade, foram necessárias diversas cobranças, políticas e judiciais.
Corroborando com as políticas do Sindicato, ou seja, contrário ao desconto do Imposto Sindical, e em cumprimento ao IX Congresso Estadual do SINTE/SC, estaremos realizando a devolução dos valores descontados. Em cumprimento ao deliberado no X Congresso Estadual do SINTE/SC, em Fraiburgo/SC, a devolução será para todos/as filiados/as que comprovarem a filiação no mês de março de 2014. Enfim, a devolução dar-se-á referente aos 60% destinados ao Sindicato, e para todos e todas os/as filiados/as do SINTE/SC no mês referente ao devido desconto em folha de pagamento (03/2014).
Devido à impossibilidade e à demora da SEA (Secretaria de Administração), no fornecimento dos dados necessários, para a realização do pagamento da devolução do imposto sindical, o Departamento Financeiro do SINTE/SC, com aprovação do Conselho Deliberativo, elaborou uma planilha com dados importantes para o início imediato da devolução da contribuição. Neste sentido, é importante que os/as filiados/as preencham corretamente o requerimento, e encaminhem à Sede Estadual. O prazo para o pagamento é até o término do ano letivo, isto é, até dezembro de 2014.
Com o requerimento preenchido, os associados devem comparecer, na Regional, munidos do número da agência bancária e conta corrente, CPF e contracheque referente ao mês de março de 2014. Imprima e preencha o requerimento, para dar encaminhamento:

Entrevista com Luiz Carlos Vieira, Coordenador Estadual do SINTE/SC

Regional do SINTE participa do Curso de Formação Sindical

 
Durante todo o dia 30 de agosto passado, lideranças da Regional de Palmitos participaram da nova etapa do Curso de Formação Sindical, realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina - SINTE/SC. Encontro semelhante aconteceu, na mesma data, em Blumenau, sob a coordenação do Secretário de Formação Política e Sindical do SINTE/SC, professor Evandro Accadrolli. Em Chapecó, as atividades foram coordenadas pela Secretária Adjunta de Organização – Oeste – do SINTE/SC, professora Alvete Pasin Bedin.
Além da Regional do SINTE de Palmitos, participaram do evento, as Regionais de Chapecó, Maravilha, Curitibanos, Campos Novos, Concórdia, Caçador, Joaçaba, Videira, São Miguel do Oeste, São Lourenço do Oeste e Xanxerê. Durante a atividade, os Eixos II e III tiveram continuidade, com os temas Teoria da Comunicação, Gestão Sindical e Planejamento Sindical. A próxima etapa do Curso de Formação Sindical do SINTE/SC acontecerá em novembro.

Secretária Adjunta de Organização – Oeste
 – do SINTE/SC - Alvete Pasin Bedin:
 
Secretária Adjunta de Organização – Oeste – do SINTE/SC,
Alvete Pasin Bedin, e Alex Capuano, Assessor de Comunicação da CUT Nacional:
 
Secretário de Assuntos Educacionais e Culturais
do SINTE/SC, Aldoir José Kraemer:
 

Coordenação Regional de Palmitos realizou II Encontro de Professores Aposentados

A Coordenação Regional do SINTE de Palmitos realizou, durante toda a manhã do dia 28/08, o II Encontro de Professores Aposentados, no auditório da prefeitura de Palmitos. Participaram do importante evento, o Secretário de Assuntos Educacionais e Culturais do SINTE/SC, Aldoir Kraemmer, a Coordenadora Regional do SINTE de Palmitos, Elivane Secchi, e o Diretor Financeiro da Regional, Rolf Ludwig Biehl.
O encontro teve início às 8h30, com café da manhã. Logo depois, os participantes realizaram exercícios de alongamento. Na sequência, foi feita a dinâmica de apresentação, a partir de uma conversa de cinco minutos, em duplas, quando cada participante apresentou-se, resumindo fatos que marcaram sua caminhada profissional e seus sonhos.
Após, a Coordenadora Regional falou sobre o Curso de Inclusão Digital, que será oferecido pela Regional, nos municípios de São Carlos e Palmitos. O encontro seguiu, com palestra do Secretário de Assuntos Educacionais e Culturais do SINTE/SC, que falou sobre as perspectivas da educação pública brasileira, a partir da implantação do Plano Nacional de Educação (PNE). Também, Aldoir Kraemmer destacou os grandes desafios da educação pública, em Santa Catarina, além de esclarecer dúvidas do setor jurídico. O Secretário de Assuntos Educacionais e Culturais do SINTE/SC ressaltou, ainda, a realização do Plebiscito Popular, que acontecerá de 1º a 7 de setembro próximo, em todo o País, para mudar o sistema político no Brasil.
O evento foi encerrado, com almoço. O próximo encontro de professores aposentados da Regional do SINTE de Palmitos foi marcado para quatro de novembro, que será organizado no Balneário de Ilha Redonda.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Regional de Palmitos realiza manifestação durante visita de secretário

Na manhã de do dia 27/08, o secretário de Estado da Educação esteve em Palmitos, em palestra para curso de formação continuada. A Coordenação Regional do SINTE de Palmitos organizou uma manifestação, realizada durante a estada do secretário, no curso.
Com as camisetas pretas BASTA COLOMBO, as lideranças expuseram faixas, com a pauta de reivindicações do SINTE/SC, onde permaneceram, na frente do prédio em que está sendo realizado o curso, até o final da tarde de hoje. Enquanto o secretário Eduardo Deschamps estava na mesa das atividades, integrantes da Regional do SINTE de Palmitos perguntaram-lhe sobre questões do plano de carreira, bem como reivindicaram, mais uma vez, o abono das faltas da categoria. O secretário acabou falando aos professores, sem nada responder. A Coordenadora Regional do SINTE de Palmitos, professora Elivane Secchi, aproveitou a ocasião, para convidar os trabalhadores em educação presentes, para participarem e divulgarem o Plebiscito Popular, realizado de 1º a 7 de setembro, com a participação do SINTE/SC.